Mensagem aos líderes


Isaías 49  
Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O Senhor chamou-me desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome 
 e fez a minha boca qual espada aguda; na sombra da sua mão me escondeu; fez-me qual uma flecha polida, e me encobriu na sua aljava; 
 e me disse: Tu és meu servo; és Israel, por quem hei de ser glorificado."

A partir do texto de Isaías e de alguns tópicos do livro "Líder 360 graus" de John C. Maxwell, faremos um paralelo com a chamada, função e ação de um líder evangélico. 
Minha intenção é levantar aspectos importantes sobre a liderança. Não quero aqui ensinar ou me colocar como dona da verdade. Apenas contribuir com algum conhecimento e reflexão sobre o tema.
  1. "Ouvi-me"
  2. "O Senhor chamou-me"
  3. " fez a minha boca qual espada aguda"
  4.  "na sombra da sua mão me escondeu"
  5.  "fez-me qual uma flecha polida, e me encobriu na sua aljava"
  6.  " e me disse: Tu és meu servo; és Israel, por quem hei de ser glorificado."
"Ouvi-me" - Requer disposição, atenção, vigilância e cuidado. Às vezes escutamos, e não ouvimos. Deus ochamou para que você se preocupe com pessoas e tenha interesse por elas. Lembre-se de que você foi chamado para alcançar vidas e cuidar daqueles que estão ao seu lado. Então: 
  • Conheça seus liderados; 
  • Respeite suas limitaçãoe; 
  • Incentive e influencie. 
 "O Senhor chamou-me" - Chamado propriamente dito. Ele viu você e o separou. Não importa se você tem grandes ou pequenas responsabilidades. Ele o colocou nesta posição. Lembre-se que você foi chamado para SERVIR.: - Lavar os pés - libertar - salvar -ter compaixão e perdoar. Eis uma citação grandiosa do tenista Arthur Ashe "O verdadeiro heroísmo é verdadeiramente sóbrio, sem dramatismos. Não é a urgência de ultrapassar todos os outros a todo custo, mas a urgência de servir todos os outros a todo custo." 
Quem é chamado:
  •  É voluntário;
  • Faz o que ninguém se propõe a fazer;
  • Alcança pessoas difíceis(sucesso);
  • Assume falhas sem desculpas;
  • Faz mais do que o esperado;
  •  Não quer visibilidade.
 " fez a minha boca qual espada aguda" - "O problema do vaso é a boca"! Tiago nos ensina como agir e controlar nossa língua. Quando somos orientados por Deus para falar aquilo que agrada a Ele, Ele nos proteje. 
Profetize bênçãos! quando não estiver vendo nada: Profetize!
Anime os abatidos, encoraje os fracos (Vale de Ossos Secos). Seja vaso para honra:
  • Evite fofocas;
  • Fique longe de discussões pequenas;
  • Defenda o que é certo e não aquilo que parece ou que dá status;
  • Observe (Avalie) todos os lados da questão;
  • Não brigue por seu espaço;
  • Diga o que você quer dizer (confiança);
    • Pessoas adoecem porque não conjugam fala e ação. Nós somos os únicos que falamos e não fazemos nada, fazemos sem falar nada e ainda podemos falar e fazer sem qualquer vontade ou sentimento.
 "fez-me qual uma flecha polida, e me encobriu na sua aljava" - A aljava possui espaço para quatro a seis flechas. As flechas são usadas conforme a necessidade e característica do alvo. Deus guardou você até esse momento e agora escolheu você para cumprir (acertar o alvo) o seu propósito.
A flecha não tem volta. Vai somente para frente, não retrocede ("quem tem posto a mão no arado...") e aquele que lança, sabe a direção certa e a flecha não sai do rumo, se saísse não acertaria o alvo. Deixe Deus conduzi-lo, Ele sabe o caminho e o alvo que já foi definido e Ele vai te protejer. Seja uma bênção! Lembre-se:
  • Seu comportamento e atitude determinam a atmosfera ao redor;
  • Seus valores determinam as decisões de todo grupo. Planeje!;
  • Seu caráter determina a confiança;
  • Para que tudo o que foi planejado aconteça, seja criativo. Tenha desenvoltura;
  • Seja maduro. Coloque-se sempre abaixo de sua equipe;
  • Seja reistente. Permaneça consistente no caráter e no trabalho até o fim;
  • Admita seus erros;
  • Peça conselhos;
  • Preocupe-se menos com o que os outros dizem ou pensam;
  • Esteja aberto a aprender com os outros;
  • Ponha de lado o orgulho e o fingimento;
  • Seja amigo de seus liderados.
" e me disse: Tu és meu servo; és Israel, por quem hei de ser glorificado." - Deus nos criou para sua glória e louvor. Tudo vem de Deus, não busque recompensa e nem elogios. O líder, ao final de cada trabalho faz uma avaliação. Na avaliação só existem erros cometidos. Não desanime com o resultado ruim, transforme essa avaliação e resultado em um combustível para a realização de outra obra com mais eficiência. A glória é de Deus e não nossa!
Se nossa avaliação fosse somente focada  em melhor oferecer ao Senhor do que aos homens, nossa força seria maior para a superação. Quando focamos agradar aos homens, nos desanimamos, tememos críticas e paralisamos.
Para cumprir o propósito de ser apenas um dos instrumentos de Deus, pense nisso:
  • Deus tem outros instrumentos que também são precisosos. Você não é o único;
  • Coloque sua equipe acima de seu sucesso pessoal;
  • Gerencie suas emoções;
  • Quando encontrar um problema, ofereça uma solução;
  • Insvista em alguém para ser seu substituto;
  • Ouça boas ideias e nunca se contente com apenas uma;
  • Não leve a rejeição (de suas ideias) para o lado pessoal;
  • Descubra pontos fortes e fracos de seus liderados e  gerencie. Identifique habilidades e desenvolva-as;
  • Lembre-se de que você recebe aquilo que dá; 
  • Complementar é melhor que competir;
  • Patrocine a visão que não é sua.
    • Existe sempre em uma equipe uma espécie de "espírito de sabotagem". Quanto mais se investe em seu sonho ou visão, ela se torna apenas sua. Geralmente as pessoas discordam da visão porque não aceitam o seu ator, daí a sabotagem, ou seja, não há uma ajuda mútua para que o sonho se concretize. Cuidado! Algumas pessoas vão ignorar a visão, outros abandonar a visão, existem aqueles que vão se adaptar a visão ou patrocinar a visão. O  melhor será quando agregarem valor a visão. ela se tornará da equipe. A carga diminui, o conflito acaba e o poder de Deus é visto em toda a equipe.

Deus o abençoe. Um beijo no seu coração,






Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.

E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;

E me disse: Tu és meu servo; és Israel, aquele por quem hei de ser glorificado. 
Isaías 49:1-3

Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.

E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;

E me disse: Tu és meu servo; és Israel, aquele por quem hei de ser glorificado. 
Isaías 49:1-3

Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.

E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;

E me disse: Tu és meu servo; és Israel, aquele por quem hei de ser glorificado. 
Isaías 49:1-3
Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.

E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;

E me disse: Tu és meu servo; és Israel, aquele por quem hei de ser glorificado.


Isaías 49:1-4

Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.

E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;

E me disse: Tu és meu servo; és Israel, aquele por quem hei de ser glorificado. 
Isaías 49:1-3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch