Palavra aos líderes II

Chamados para levar a carga

"O cargo exalta, a carga humilha", já dizia um grande pastor.
É verdade! Ninguém quer carga, mas quer cargo!
Não é assim que a Palavra de Deus nos ensina: "Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus..." ?
É difícil, mas necessário. Parece que estamos sós, mas é necessário. Em alguns momentos parece que Deus não está nos vendo, mas pelo contrário, Ele nos chamou para isto: Levar a carga!
Há um texto na Bíblia Sagrada que nos ensina que quando Moisés terminou o Tabernáculo, os levitas deveriam dividir as tarefas para que o tabernáculo fosse desmontado e remontado em outro lugar. Creio, através desse texto que muitas vezes Deus nos chama para levar a carga.  Confira essa história em Números 4. 1-15
Observemos alguns pontos:
* Arão e seus filhos deveriam cobrir todos os utensílios do Tabernáculo;
*  Os coatitas viriam e carregariam todo o material;
*  Eles não poderiam ver e nem tocar nas coisas sagradas, somente transportar.

Mais a frente, no capítulo 07, do versículo  1 ao 9, vemos que alguns príncipes doaram alguns presentes para ajudar no trabalho dos levitas: carros e animais que poderiam ser utilizados para carregar todo o material. O interessante é que a tribo dos coatitas, que deveriam carregar "o mais pesado" não recebeu nada! Isso mesmo, deveriam carregar no ombro! A quantidade que foi doada poderia ter sido dividida igualmente pelas três tribos que tinham o encargo do Tabernáculo, mas uma tribo recebeu mais e a tribo de Coate, nada!

Ao ler este texto algumas vezes, cheguei a algumas lições que poderíamos retirar da chamada dos coatitas e que podem ser aplicadas às nossas vidas e ao ministério que Deus nos colocou.
Aqui, a" carga" é a oração. Muitas vezes sabemos o que devemos fazer, mas não fazemos, ORAR. Outras vezes queremos decidir por nós mesmos, sem pedir ao Pai a direção. 
Existe uma frase que para mim transformou-se em lema: "Oração sem ação é acomodação e ação sem oração é pretensão"! Um líder que não ora não tem a do Senhor a direção dos seus atos. Talvez por isso vemos tantos abusos, atividades sem a presença do Senhor, igrejas em que o Espírito Santo já não encontra lugar para operar...
Vamos às lições:

1.Oração é um dever e também um prazer - Assim como queremos ou pedimos a bênção aos nossos pais, devemos olhar para oração desta forma. É um dever do cristão falar com o seu pai e pedir a sua bênção. É um prazer porque não é qualquer pessoa que tem oportunidade de falar com seu pai, nós somos filhos de Deus e nosso Pai quer nos ouvir!

2. A oração do líder será sempre, prioritariamente, intercessória - Devemos levar a Deus o problema do outro, o nosso Deus cuida. Foi assim com Jó. A Bíblia nos ensina que através da oração de Jó por seus "amigos" é que Deus virou o seu cativeiro. Ore por seus liderados, empenhe-se em saber a necessidade de cada um e apresente-as ao Senhor.

3. Nossa missão é orar, "sem colocar a mão". Deus não responde e não controla à força. Ele espera que coloquemos em suas mãos a nossa vida e descansemos que o melhor Ele fará. Não podemos confundir controle de Deus com consequência dos atos pecaminosos. Por diversas vezes vemos cristãos culpando a Deus pelas consequências de suas escolhas erradas, "porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. " Gál 6.7

4. Outros têm outras missões, não adianta olhar e tentar escapar desata carga! Orar não é fácil, mas é necessário. Passar um tempo a sós com o Criador da Igreja, com o Dono da obra nos faz servos obedientes e úteis.  Como poderemos delegar a outras pessoas essa missão!

5. Não será dado nada a mais para nos ajudar! - Não é porque estamos orando que as coisas serão mais fáceis. Deus não nos promete tempos de rosas, casas de chocolate e nem vida sem turbulência. Nossa liderança continuará sofrendo ataques, tempestades, mas a diferença é que a segurança de estar com Jesus nos faz descansar, mesmo em meio às ondas bravias.

Amado líder, busque a face de Deus, a glória de Deus, a direção de Deus e o mais Ele acrescentará!

No amor de Jesus,

Números 4:5
Arão e seus filhos virão e tirarão o véu da tenda, e com ele cobrirão a arca do testemu 
Números 4:5
Arão e seus filhos virão e tirarão o véu da tenda, e com ele cobrirão a arca do testemu 
Números 4:5Os coatitas carregavam todo o material do Tabernáculo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch