Mostre o mesmo cuidado até o fim





"Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, 
ainda que assim falamos.Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que paracom o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servisMas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas." Hb 6.9-12


Começar alguma coisa é bom demais, planejar, ter ideias.... maravilhoso! Depois de algum tempo fazendo tudo o que foi planejado, nos cansamos.  Bom, não sei você, mas eu me canso!
Cada dia procuro coisas novas, ideias novas e, principalmente, novas forças através da Palavra de Deus. Só assim consigo seguir aquilo que está proposto para mim. É claro que muitas vezes, ou sempre, com lágrimas, tristezas, feridas no coração, pedindo ao Espírito Santo que guie e console o coração.
Uma coisa é certa: DESISTIR NUNCA!!!

Só entrego o que Deus me deu, quando Ele mesmo pedir!!!
Nessa caminhada é fato que terminar algo é muito difícil. É cansativo, estressante e muitas vezes, desanimador. Em muitas situações, na verdade, queremos nos livrar do peso e não concluir o trabalho. Passá-lo para outro é mais fácil. Achar um substituto seria perfeito!

Mas... Seria a vontade de Deus?

Vivemos dias em que muitas pessoas querem liderar, estar à frente de algum trabalho porque se acham capazes. Questionam seus líderes, procuram falhas, apontam defeitos e fracassos até conseguir o lugar almejado...
Quando estão na posição de líderes não conseguem mover os pés, repetem os mesmos erros, ou até piores! Caem em contradições, colocam a culpa em outros, e por aí vai...

O que eu quero dizer é que não vale a pena desistir da sua posição de liderança pelo fato de se achar incapacitado, despreparado ou até desacreditado. No Ministério não há troca de cadeiras, só há promoção! E promoção executada pelo próprio Deus!

Essa promoção não significa uma escalada de sucesso, mas significa que Deus dirige sua vida conforme sua vontade e, pode ser que amanhã ao invés de liderar, você estará auxiliando um líder, começando algo novo ou até vivendo um momento de reciclagem e renovo espiritual para que a obra cresça...

Segundo o escritor de Hebreus, inspirado pelo Espírito Santo, Deus não é injusto para se esquecer da obra de suas mãos! Ele sabe como tem sido difícil sua caminhada, ele viu e vê cada lágrima derramada, conhece cada pensamento seu, vê todo o seu sacrifício e o seu cuidado em fazer sua obra... Mas...

Mostre esse mesmo cuidado até o fim!
Renove suas forças, alimente sua fé e prossiga!

Lendo estes versículos, o que me chama a atenção é a expressão "até o fim".  Existe um outro  versículo que também tem essa expressão, em João 13.1 encontramos um texto que diz :

" sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim."

Como é tremendo! Jesus amou até o fim! Essa é a resposta! Amar seus liderados, amar sua família, amar seus filhos, amar sua igreja, amar seus irmãos... até o fim.
Note bem que Jesus já sabia que lhe restava pouco tempo, sabia quem o trairia... Mas ele amou até o fim (até lavou os pés de Judas da mesma forma...).Não desista, ame.

No versículo 12 temos a palavra negligente (algumas traduções trazem indolente), ou seja, indiferente; apático, quem não se preocupa com o que acontece ao redor. Geralmente pessoas feridas tendem a "deixar" as coisas acontecerem. Não ajudam, não falam, deixam as coisas acontecerem e até dizem "não estou nem aí!", 'isso não é mais comigo".

Aqui, precisamos entender que este comportamento é inaceitável e reprovado pelo Senhor. Precisamos despertar para algo maior: estratégias do inimigo para nos fazer desistir.

Só conseguiremos herdar as promessas com fé e paciência, servindo e mostrando o mesmo cuidado até o fim.

Hoje em dia fala-se muito de um conceito da física, chamado RESILIÊNCIA, que é "a propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação" e, figuradamente, capacidade de superar-se, de recuperar-se de adversidades. E é exatamente isso que devemos entender. Devemos nos tornar resilientes, ter uma postura de superação em meio às lutas e dificuldades. Precisamos entender que nos momentos em que não temos condições de continuar, Deus espera de nós um pouco mais de fé, um pouco mais de força e perseverança para chegarmos até o fim.

Tente, você vai conseguir!!!

Um beijo no seu coração!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch