Sustento no deserto



“PODERÁ DEUS PORVENTURA PREPARAR UMA MESA NO DESERTO”? Sl 78.19. 

      Gosto de meditar sobre a vida de Davi. Há muitas coisas a aprender com o homem que foi chamado segundo o coração de Deus. Nas vitórias e derrotas que ele viveu, podemos extrair grandes lições...

      Uma das fases mais difíceis desse homem foi quando seu filho se rebelou e tomou tudo o que tinha. Davi,  então,  foi obrigado a fugir e esconder-se no deserto. A Bíblia conta que havia pranto, choro, humilhação e uma profunda trsiteza, mas além disso, havia no coração de Davi uma convicção de que tudo o que estava passando havia a mão de Deus, havia a aprovação do seu Senhor.

      Davi mesmo diante da humilhação, da decepção que sofreu teve forças para impedir a execução de um homem mau que estava o amaldiçoando. Teve coragem para dizer que se o amaldiçoava era porque o Senhor o havia mandado!
      Você pode se imaginar em uma situação de grande calamidade? Você consegue se imaginar em uma situação de extrema humilhação e mesmo assim você teria coragem (e força) para declarar que isso vem do Senhor?! Temos que ter essa coragem e essa convicção!!! 
      Muitas vezes pequenos problemas surgem e nós já abrimos a boca para questionar ao Senhor o porquê! Mostramos a Deus nossa lista de boas ações e de serviço esperando que tudo mude, mas... e se o objetivo de nosso Deus é nos mudar??? Mudar nossa visão de invencíveis, "super crente" para uma "visão de servo"??? 
     Que possamos olhar para nosso deserto, ou seja,  nossos fracassos, decepções, humilhações e vermos a mão de Deus (Davi colheu o que plantou...). Depois de um período difícil a Palavra de Deus diz no livro de Samuel:
"Quando Davi chegou a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá dos amonitas, Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e o gileadita Barzilai, de Rogelim, trouxeram a Davi e ao seu exército camas, bacias e utensílios de cerâmica e também trigo, cevada, farinha, grãos torrados, feijão e lentilha[e]mel e coalhada, ovelhas e queijo de leite de vaca; pois sabiam que o exército estava cansado, com fome e com sede no deserto." 
2 Samuel 17.27-29
      Que maravilha! Deus nos surpreende! Em meio a crise, Deus envia a Davi alimentos e objetos que deram descanso, segurança, provisão... Não foi apenas alimentos! Esses homens entregaram a Davi o melhor dos alimentos (alimentos que foram trabalhados e não a matéria prima), bacias para limpeza, camas para descanso!
      Davi não sabia o final da história e muito menos sabia o que aconteceria com ele e com o seu reino, mas ele tinha, mais uma vez, a convicção que Deus estava com ele e que era para estar limpo, alimentado e descansado! O mais interessante é que o povo que estava com ele também teve essa convicção!
      O que nós temos feito em nossas crises? Temos visto a mão de Deus enviando provisão ou estamos cegos, sujos e cansados demais para confiar?
       Deus que é muitíssimo misericordioso nos ensina que devemos confiar em seus caminhos e que mesmo quando passamos pelo fogo, Ele está conosco! Ele estava com Davi! Nos desertos de nossa vida precisamos crer que Ele virá até nós com um banquete!!!Creio que o Senhor quer que estejamos com boa aparência, alimentados e descansados... Levante-se, creia que Ele está com você! Creia que ainda que tudo pareça trevas, a luz do Senhor brilhará! Acima de tudo creia!!! Os outros ao seu redor verão e constatarão que o Senhor verdadeiramente está com você!

Deus o abençoe!

      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch