O SEGREDO DA VITÓRIA



              Desde pequena ouço as história bíblicas e a história da conquista de Jericó é a mais interessante. Como vencer uma cidade fortificada com homens grandes e guerreiros?   Não há nada mais intrigante que a resposta: Gritos e sonido das trombetas! Quem entende de engenharia poderá explicar melhor o que aconteceu. Nosso Deus é sábio, maravilhoso e atacou a estrutura, com certeza falha, para destruir a cidade. 
              Não quero falar sobre a batalha de Jericó, mas usá-la como comparação para uma outra batalha: A conquista da Cidade de Ai.
                Ao contrário de Jericó, Ai tinha poucos homens e era bem menos fortificada. A batalha já estava ganha! O povo vencer Jericó, deveria temer Ai? De modo nenhum! Foi assim que pensaram, enviaram apenas alguns homens e esqueceram o segredo da vitória de Jericó foi a obediência.
               Samuel nos ensina que é melhor obedecer do que sacrificar... " Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros." 1 Samuel 15:22
                     O que aconteceu logo depois foi uma sangrenta derrota o que levou Josué a se humilhar e clamar por socorro. Creio que na mente de Josué, Deus estava distante,  o povo estava em grande aperto e angústia e havia sido derrotado "do nada". 
                A resposta do Senhor é muito direta:  " Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?" Josué 7:10. O que o Senhor estava dizendo era que o que havia acontecido era consequência do pecado... Imagino esse diálogo da seguinte forma:
      - Senhor, coitado do povo! vamos morrer aqui e estamos seguindo teus caminhos...Por quê ?
       Deus  responde a Josué de forma austera:
     - Josué, abra o olho!!! Tem pecado aqui! Vocês me desobedeceram...
                  Não há vitória em meio ao pecado. O povo de Israel entendeu que mesmo com poucos inimigos eles perderam a batalha porque não estavam em obediência... 
                 E em nossa vida é a mesma coisa, quando pecamos já assumimos a derrota na batalha da vida. Vencer as batalhas não significa ter dinheiro, saúde, fama... significa ter paz e comunhão com Deus, ter a certeza para onde vai passar a eternidade...
              O povo sofreu uma derrota porque apenas uma pessoa desobedeceu e pecou. Se refletirmos sobre nossa vida, o que te faz pecar? Entenda que Josué não teve controle sobre Acã... Qual atitude e comportamento ainda não estão em obediência à voz de Deus e totalmente fora de seu controle? Somos salvos e libertos para vivermos uma vida de amor e perdão. Quais frutos você tem distribuído na caminhada?
                     Estejamos sempre atentos para que nossas atitudes, comportamento, vontades e pensamento sejam controlados pelo Espírito santo e estejam em completa obediência. Não deixe ser vencido por algo que você não consegue controlar: pensamento, sentimento... Coloque tudo à obediência de Cristo e batalhe para que o que está fora do controle, seja controlado não somente por você, mas por Deus. se é falta de perdão, procure meios de oferecer ajuda a quem se sentiu ofendido por você ou que tenha ofendido você, ore por estas pessoas. Se você não consegue controlar sua língua, respire antes de responder. Se falta amor, peça a Deus que fortaleça você na decisão de amar quem não ama você!
                      Lembre-se o segredo da vitória é a total submissão à Palavra do Senhor!
                                    


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch