Vença o pecado da mentira



Você pode mentir para uma pessoa por muito tempo; pode mentir para muitas pessoas por muito tempo, porém não poderá mentir para uma pessoa ou muitas por todo o tempo. Mentir é falar ou dizer algo contrário à verdade; é a expressão e manifestação contrária ao que alguém sabe, crê ou pensa. 

Você pode até crer na mentira, falar mentiras e praticar mentiras, porém, como já diz o velho ditado popular, ela tem “pernas curtas”. O engano, em seus diferentes aspectos, é nocivo ao ser humano e uma ofensa grave diante de Deus. Você pode se sentir tentado a mentir para encobrir uma situação ou levar alguma vantagem, todavia, aquele que o seduziu ao erro certamente armará uma situação no futuro breve para expor sua mentira e levá-lo à perda e à humilhação pública. Sustente a verdade e ela sustentará você. Promova a mentira e ela derrubará você. Este é o princípio bíblico da lei da semeadura. O diabo é o pai da mentira (João 8.44) e, portanto, a mentira é um instrumento diabólico que o homem usa para sua própria perdição.

O mais triste é que o homem ama esse artifício; não ama a verdade, pois é mau por natureza (Romanos 1.25; Apocalipse 22.15). Sendo assim, jamais devemos subestimar este pecado. A mentira, de fato, abrange os mais variados aspectos, desde a idolatria, ao homicídio, ao adultério, à fornicação, à cobiça etc. Um pecado ocultado sempre procria, gerando outros. A mentira se expressa até mesmo no aspecto doutrinário e teórico. O espírito do erro nega que Jesus Cristo veio em carne e nega que Cristo seja Deus (1 João 4.6). No mundo hedonista em que vivemos, precisamos ser extremamente cautelosos quanto ao “espírito de mentira” que nos permeia. Muitas mentiras são apresentadas de forma tão bonita que parecem verdades. 

Mentir é um mal muito comum em todas as esferas da vida. Algumas pessoas dizem que certas mentiras são até benignas, mas isso não é verdadeiro. Toda mentira, pequena ou grande, é um instrumento do diabo. Por isso, o cristão não deve se comprometer com nada que possa levá-lo a mentir. Seu falar deve ser “‘sim’, ‘sim’, ‘não’, ‘não’, porque o que passar disso vem do Maligno” (Mateus 5.37). Devemos romper com a mentira em qualquer forma que se apresente. 

Temos que amar a verdade, a qual está e estará sempre em nós (2 João 1,2). Jesus é a verdade!

Textos para reflexão

Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. – João 8:44


Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna. – Mateus 5:37


Carlito Paes
Código JMR – Viva sem Julgar, Mentir e Reclamar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch