Coração ensinável

 

“Abandonai a insensatez e vivei; andai pelo Caminho do arrependimento!

 O que censura o zombador traz afronta sobre si; quem repreende o ímpio mancha o próprio nome.

Portanto, não admoestes o escarnecedor, para que não te aborreça; repreende o sábio, e ele te amará!

Orienta a pessoa que tem sabedoria, e ela será ainda mais sábia; ensina o homem justo, e ele aumentará em muito o seu saber.

 O temor do SENHOR é a chave da sabedoria e conhecer a Divindade é alcançar o pleno sentido do conhecimento!”

Provérbios 9.6. 

Ninguém  gosta de correção, é natural porque a correção nos humilha e nos expõe. 

Em muitas ocasiões é melhor ficar quieto e orar do que chamar a atenção de alguém , isto porque nem todos possuem um coração ensinável, ou melhor um coração que teme a Deus!

Um coração ensinável sabe que Deus quer mudança de atitude, mudança no comportamento, mudança na fala e no pensamento. Também sabe que Deus envia seus profetas e seus mensageiros para que a vida dEle seja manifesta em nós, e, caso haja impedimentos, esses profetas ou os mensageiros de Deus irão corrigi-lo .

Seja o que for, existirá sempre um temor a Deus que o impedirá de pecar contra Deus e o seu próximo, ainda mais se o próximo quer ajudá-lo!

Sou professora, e lidei com alunos durante muito tempo. Cada criança é diferente, mas existe algo inexplicável: alguns alunos  são totalmente diferentes dos filhos! Ficou confuso? Vou tentar explicar! 

Alguns pais chegam à escola falando algo de seus filhos que não dá pra acreditar! A criança ou adolescente que descrevem parece não ser o  mesmo! Em casa ele é uma pessoa e na escola outra pessoa. Não  só uma vez, mas várias vezes testemunhamos mães iradas que  reclamam da escola, reclamam do professores, mas não admitem que haja algum problema com seu filhos. Geralmente essas crianças já estudaram em diversas escolas e nenhuma dessas escolas é boa o suficiente para seu filho. Não quero aqui discorrer sobre o que seriam esses problemas e como mediar esse tipo de conduta, mas apenas exemplificar que muitas vezes pessoas querem nos ajudar, mas vão tocar na nossa ferida. 

Pessoas enviadas por Deus para nos ajudar irão   questionar nosso modo de viver, irão expor nossas fraquezas e debilidades, mas jamais poderemos nos voltar contra elas! 

Quando existe temor a Deus, o coração se torna corrigível e ensinável. Mesmo que a primeira atitude seja de rejeição à correção, a pessoa corrigida ora, pede a Deus misericórdia e busca mudança. 

Isso é o melhor a se fazer! 

Ao contrário, se a pessoa que foi corrigida for vaidosa, escarnecedora  ou zombadora (depende de cada tradução), ela fica irada, fala mal de quem está corrigindo e que quer ajudá-la, coloca a culpa no outro e não muda! 

Somente o temor do Senhor torna nosso coração ensinável  e  corrigível!  

Que Deus tenha misericórdia de nós para que possamos aprender com os erros e mudar! 🙏🏻

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch