Atividade não é sinônimo de aprovação





Muitas pessoas acham que fazem a vontade de Deus porque são muito ativas. Trabalham em congressos, confraternizações, seminários, retiros espirituais, fazem parte do louvor ou até pregam... Vão todos os domingos à Escola Bíblica Dominical e ao culto à noite, enfim, pensam que realizar obras e ir a igreja é agradar a Deus!

Eu era assim!!!

Não entendia que Deus colocava vidas preciosas ao meu lado para que eu as abençoasse com palavras vindas de Deus, com meu ombro amigo, com meu envolvimento em sua dor e com minha intercessão... Em muitas situações fazia o que era para fazer “automaticamente”, era mais um trabalho burocrático do que servir com minha vida ao meu Senhor. O que Deus esperava de mim era envolvimento com sua obra de salvação: Ir e depois fazer discípulos. Eu era ocupada demais para pensar nessas coisas!

Ainda que sejamos ativos, criativos, comprometidos com a obra de Deus, Deus tem algo melhor e maior para nós, Deus quer que sejamos “proativos”, isso mesmo!

Proatividade é a habilidade de "prever" uma situação e agir antes de ela acontecer. É fazer alguma coisa ou se se colocar a disposição para fazer, antes que alguém peça!

Em muitas passagens tenho visto como Deus quer que as pessoas sejam proativas. Veja:

“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar..."
Mateus 25.34-36 – NTLH

Note bem que Jesus fala que a água foi dada, o alimento foi oferecido, o corpo foi vestido, não diz aqui que os necessitados pediram roupa, alimento, água, etc.

Quantas vezes nós julgamos um “pedinte”? Deus nos quer proativos, não espere que alguém lhe peça comida, se você sabe que há necessidade, não espere que alguém lhe peça roupa se você sabe que há falta de vestimentas!

Outro exemplo é a parábola do Bom samaritano, neste exemplo vemos que quem deveria fazer algo para aquele homem não fez. Diante de toda diferença existente entre judeus e samaritanos, diante da negligência dos superiores, Imagine se aquele samaritano não fizesse a sua parte?

O que seria Neemias da história de Israel se Neemias não se colocasse como intercessor e reconstrutor.

A vida de Naamã foi transformada quando sua criada percebeu o que ele passava e interferiu para abençoá-lo.

Não espere que alguém lhe peça para realizar alguma coisa na casa de Deus, faça! Não espere que alguém lhe peça oração, interceda antes e diga que está intercedendo por esta pessoa! Não espere que alguém peça perdão ou que se explique, abra seu coração para entender que seu próximo possui muitos defeitos, como você. E o nosso Deus os vê da mesma forma, pois somos iguais!

Será que o Senhor já mostrou algo que você deveria fazer para abençoar alguém? Talvez você tenha percebido que alguém precisa somente de uma palavra de fé, um consolo, um conselho. Talvez não esteja muito longe de você. O primeiro lugar em que você precisa exercitar a proatividade é no seu lar!

Pense: Nossa casa é o primeiro lugar onde mostramos que somos uma nova criatura!

Peça ao Senhor discernimento para que você seja uma voz do Senhor para todos ao seu redor, seja em casa, no seu trabalho e até na sua igreja. Não permita que outra coisa ocupe seu pensamento de adorar a Deus em todas as circubstâncias. Não deixe que eventos ou atividades quebrem a aliança do Senhor com seu irmão. Esteja atento para conhecer e perceber o que o seu próximo precisa e supra esta carência através da Palavra de Deus e seu amor. Ouça a voz do Espírito Santo falar com você e cuide de seu lar, da sua família, dos seus amigos e até dos seus perseguidores. Fique atento às necessidades destas pessoas e antes que peçam, faça algo que demonstre amor a Deus , assim você mudará não só a vida daqueles ao seu redor, mas fará de você um "reparador de brechas", "servo fiel" e "filho de Deus". Isso não será fácil, mas será a boa e agradável vontade do Senhor! Experimente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch