Tal pai, tal filho...





A maior alegria de um pai é saber que seu filho é a sua cópia! 
Não importa como seja a cópia, mas há sempre alguma semelhança...
Seja na aparência física, no modo de andar, falar, nos gestos … caráter, princípios... 
Quando a semelhança é visível, essas características abrem portas e aproxima pessoas... 
Fico me perguntando se me assemelho com meu pai, Deus, se minhas características são a extensão de Seu ser. Questiono também por que muitas pessoas próximas a nós não possuem as mesmas marcas do nosso Deus.
Em 1 Jo 3.9, lemos: 
“Qualquer que é nascido deus  Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. "
A palavra SEMENTE é o próprio DNA. Em nosso ser podemos possuir o DNA de Deus!!! 
Para nós, pequenos mortais, é um privilégio poder se parecer com o Pai das Luzes. É interessante notar que o nosso Deus requer de nós um viver de acordo com sua palavra.
Em primeiro lugar somos feitos seus filhos:
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
João 1:12
A condição é arrepender-se e ter fé. Reconhecemos o poder soberano de Deus e nos sujeitamos à sua vontade. A partir daí, necessitamos mostrar através de nossa atitude, o quanto somos parecidos com nosso pai.
Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
Efésios 5:1-2
Hoje temos condições de nos comunicar com pessoas que estão a quilômetros de distância, o conhecimento multiplicou-se e a tecnologia tem rompido barreiras, mas infelizmente as coisas não estão tão bem assim, pelo contrário os dias são difíceis, os relacionamentos estão em declive, há excesso de egoísmo, competição, doenças emocionais. Como isso é possível? O que falta?
1˚ - Precisamos entender que assim como Deus me amou mesmo sendo pecador, Ele ama também meu irmão. Eu não sou mais especial que ele!
2˚ - Nossas ações devem falar mais alto que nossas palavras. Agostinho disse: "Pregue a palavra em todo tempo, se necessário use palavras!”
3˚ - Precisamos espalhar o amor de Deus. Semear relacionamentos saudáveis. Ajudar sem ver quem é, esperar sempre o melhor dos outros e nunca o mal.

Precisamo entender que amar ao próximo é amar a Deus e que nada adianta fazer grandes obras, realizar grandes eventos, fazer doações, temos que viveer a vida que Deus quer que vivamos. Paulo, ao escrever aos coríntios, usa a palavra “dilatar” ou “abrir o coração”.

Falamos abertamente a vocês, coríntios, e lhes abrimos todo o nosso coração!
Não lhes estamos limitando nosso afeto, mas vocês nos estão limitando o afeto que têm por nós.
Numa justa compensação, falo como a meus filhos, abram também o coração para nós!
2 Coríntios 6:11-13 NVI
Em muitos momentos de nossa história, "fechamos nosso coração" e não queremos nos relacionar em amor com nosso irmão. Palavras, gestos, atitudes criam um muro de separação e ficamos “estreitados em nosso afeto", não queremos amar para não sofrermos. Dilatemos o nosso coração para amar mais, perdoar mais.
Quando nosso comportamento mudar em relação ao nosso próximo, Deus julgará nossas causas.
Façam todo o possível para viver em paz com todos.
Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor.
Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele".
Romanos 12:18-20

Não creio que Deus aceite orações amarguradas, com desejo de vingança ou orações que coloquem o “inimigo” na plateia para ver o triunfo de alguém que foi perseguido. Desejo que espera ver pessoas chorando enquanto ele ri... Não! Não mesmo!!!
Por mais estranho que possa parecer, creio num Deus que ama o perdido, o invejoso assim como ele me ama e se compadece de mim! Afinal, Ele é o Pai! Que pai faz distinção entre seus filhos? Como viver em uma casa onde os irmãos não se amam ou ainda, vivem em discórdia e competição?
Quantas coisas deixamos de fazer porque remoemos palavras...
Quantas pessoas deixamos de ajudar...
Quantos momentos de edificação perdemos porque o nosso coração está estreitado!
Não espere mudança nos outros, mude você em relação aos outros. Seja filho de Deus, afinal o que Ele deseja é que seus filhos vivam uma vida plena e eterna lado a lado!
Deus os abençoe, 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch