Esperança morta



Como pode a esperança morrer? O que significa uma esperança morta? Entenda...A esperança traz um certo conforto e alívio, ter fé que algo bom ou aquilo que se deseja vai acontecer.  Mas, não é sempre assim. Não podemos mudar o que está escrito e continuar a esperar por coisas boas porque há situações em que a esperança é improdutiva. Quando nos limitamos a esperar coisas para nós mesmos e nessa vida.
Nossa situação hoje é caótica, nosso país encontra-se em um momento difícil em que não sabemos em quem confiar. Não sabemos quem está ao lado do povo. Esperamos mudanças e quando estas chegam, nos frustramos. Mas há uma explicação para isso! 
Nossa esperança em que as coisas vão mudar para melhor tem como cerne nosso bem estar, queremos que o país melhore porque não queremos ficar desempregados, sem aposentadoria ou qualquer outro "direito" a nós concedido.
Creio que quase nada mudará, não que eu seja pessimista, mas porque a Bíblia já nos diz isso. O que precisamos é olhar para Jesus, o autor e consumador da fé, correr a carreira a nós proposta e combater o bom combate até o dia final. Precisamos nos desembaraçar com as coisas dessa vida, porque de nada nos servirá. Na verdade, "as coisas dessa vida" servem de prova para separar os que servem a Deus dos que não servem para nada, somente vivem para si mesmos.Observe o que o apóstolo Paulo diz:



















Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.1 Coríntios 15:19"Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão."
Se nossa esperança se resume em que coisas boas nos aconteçam, somos miseráveis e nossa esperança é improdutiva, isto porque Jesus já nos alertou que nos últimos dias teríamos guerras, pestes, mortes, etc.  Na carta do apóstolo Paulo a Timóteo, lemos:Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes.2 Timóteo 3:1-5
Tudo isso nos mostra que o mundo vai de mal a pior e que não há esperança nenhuma nesta vida. Não podemos achar que por sermos cristãos e filhos de Deus que seremos diferentes a ponto de recebermos todo o bem. Lembre-se:
Todos partilham um destino comum: o justo e o ímpio, o bom e o mau, o puro e o impuro, o que oferece sacrifícios e o que não oferece. O que acontece com o homem bom, acontece com o pecador; o que acontece com quem faz juramentos, acontece com quem teme fazê-los.Eclesiastes 9:2
Achar que somos melhores do que qualquer outra pessoa nos torna mais miserável ainda! Creio que esta esperança " sou melhor e por isso não mereço sofrer" é morta e improdutiva. Paulo diz que o morrer com Cristo é lucro! Isso sim é esperança viva e que produz vida !
Precisamos entender que nossa vida com Deus é maior do que qualquer prazer, nome ou sucesso que temos aqui nesta terra. O sofrer com Cristo nos torna mais humanos e espirituais porque vemos o quanto somos limitados e dependentes de Deus. 
Esperança num futuro de vida Eterna com Deus  é vida e traz maior intimidade com Deus, nos fortalece para lutar contra qualquer adversidade, ao contrário da esperança no "aqui e agora" que revela uma vida  centrada no "Eu", que vive somente pelo prazer, pela autoglorificação, autogovernos, autofoco, auto confiança, etc...ou seja, uma vida em que tudo precisa orbitar em redor dela e até o próprio Deus é o mordomo de seus caprichos e desejos.
Que possamos deixar, o quanto antes, para trás toda esperança que tenhamos em relação a esta vida terrena, que possamos elevar nossos olhos e mente (e coração) ao trono de Deus e colocar toda nossa esperança em uma vida que transcende qualquer pensamento ou sonho,uma vida ao lado do Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Que Deus abençoe você e toda sua casa!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch