A ponte do perdão



Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado.

Mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal entendido,
finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.

Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem na sua porta.

"Estou procurando trabalho. Sou carpinteiro. Talvez você tenha algum serviço para mim."

"Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta."

"Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos."

O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade.

O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro.

Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:
"Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei."

Mas as surpresas não pararam ai. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio.

O irmão mais novo então falou:
"Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse."

De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte.

O carpinteiro que fez o trabalho, começou a fechar a sua caixa de ferramentas.
"Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você."

E o carpinteiro respondeu:
"Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir..."

Já pensou como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e muros e passássemos a construir pontes com nossos familiares, amigos, colegas do trabalho e principalmente nossos inimigos...

Essa pequena história retrata a realidade de muitas famílias. Pessoas se desentendem e preferem criar altos muros de separação, fugindo de uma reconciliação que tem como princípio o pedido de perdão. Para haver reconciliação é necessário pedir perdão passando por cima do orgulho.

Por que as pessoas relutam em pedir perdão? Acredito que pelo simples fato de que sua atitude, aos olhos de muitas pessoas, pode demonstrar fraqueza. Mas é contrário!!!! Porque para se pedir perdão tem que ter muita coragem e ter a convicção de que ter razão não pode suplantar o desejo de ter paz consigo mesmo e com o próximo e que é necessária para uma vida em  família.

Aquele que não perdoa e não pede perdão se retrai, murcha e morre em seus caprichos. Mas não deveria ser assim!
!

Que você seja abençoado!

Leia também:
Produza pérola
Para viver melhor
Sabe quando erramos?
O veneno

Comentários

  1. O orgulho só nos faz mal, temos que aprender a passar por cima dele para vivermos melhor. Eu amei o seu texto, ficou extremamente bom

    ResponderExcluir
  2. As vezes um pequeno mal entendido entre duas pessoas deixa muita tristezas, principalmente quando são dois irmãos. Perdoar é um ato muito bonito que uma pessoa pode fazer. Pra alguns perdoar pode demonstrar fraqueza como você disse no texto, mas não perdoar é bom, quando se libera o perdão tudo flui para melhor. Maravilhoso texto uma reflexão pra gente bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, na maioria das vezes são pequenas coisas...Obrigada!

      Excluir
  3. Que texto maravilhoso, o orgulho nos deixa doente, isso é fato, muitas vezes eu não consigo perdoar quando alguma pessoa me magoa, mas eu tento lutar o máximo contra isso, com certeza esse seu texto nos faz refletir bastante, parabéns, sucesso, beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    nossa me emocionei com esse texto, me fez refletir muito sobre isso e é verdade mesmo, temos que destruir todos os muros que já construímos ou deixar de lado a ideia de construir um e trocar por uma ponte. Adorei Bjs!

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Primeiramente tenho que dizer que é como a amiga ali disse duas coisas.

    1 - Seu texto está maravilhoso
    2 - Realmente ''temos que aprender a passar por cima dele'' é como ela mesmo disse e eu super concordo com ela, Seu texto me fez refletir sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  6. Seu texto ficou maravilhoso e confesso que sou muito orgulhosa e rancorosa e o texto me fez refletir mais um pouco eu amo beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você consiga passar por cima e vencer o orgulho... Faz muito bem!

      Excluir
  7. Eu simplesmente amei esse texto! Uma ótima reflexão para levarmos para nossas vidas. Infelizmente nós tendemos a achar que pedir perdão é sinal de fraqueza e assim preferimos passar a vida com restrições, amargos e com muitos muros a nossa volta. Precisamos nos permitir mais. Perdão é coisa de gente consciente!

    ResponderExcluir
  8. Que reflexão maravilhosa!
    Um dos maiores ensinamentos de Jesus Cristo é o perdão, que devemos pedir quantas vezes forem necessárias e aceitar no mesmo tanto. Perdão é uma nobre atitude, riqueza que poucos possuem, mas que todos deveriam ter!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Amar e perdoar são atitudes de verdadeiros cristãos e infelizmente isso não acontece! Ninguém quer ceder...

      Excluir
  9. Boa tarde, como vai? Que belo texto, esses frases me fizeram refletir bastante sobre algumas situações em que estou passando, que por mais que a gente tente que der certo nem sempre o melhor é andar pelo caminho mais curto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, caminho curto e fuga é mais fácil porém traz muitos prejuízos... Força! Vc vai conseguir!

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?

    Acho que nem preciso dizer o quanto amei esse texto e esta história. A mesma contêm uma singelidade única e me levou as lágrimas. O grande problema da sociedade hoje é exatamente isto, construir cercas e muros, e esquecer das pontes. O orgulho afasta as pessoas e precisamos trabalhar nele para melhorar as coisas! Adorei!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Se cada um buscasse o melhor para o próximo não estaríamos cercados de muros...

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Que texto maravilhoso! A história realmente nos faz refletir sobre construir muros em volta do nossos corações!

    ResponderExcluir
  12. Gracinha de texto, muito bonito e com uma bela lição.A gente tem que aprender a perdoar mesmo, faz mal para gente guardar mágoas, não é uma tarefa fácil, mas precisamos construir essas pontes para nosso próprio bem. bjs

    ResponderExcluir
  13. Que história mais linda, realmente, se muitos parecem de se cercarem com muros o mundo seria mais acolhedor e sincero. O poder do perdão é imenso, não só porque é um ensinamento bíblico mas porque ele é um curativo para todas as feridas que foram abertas no caminho árduo da vida. Ser perdoado é muito bom, mas já permitiram-se perdoar? É libertador! Temos tão pouco na Terra, precisamos deixar mais pontes erguerem-se em nossas vidas, isso sim é um passo gigantesco para a paz interior. Amei o texto, que mensagem linda que ele passa. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus!
    Estou todo arrepiado, acho que fiquei imensamente tocado com essa história;
    Acho que a humanidade só melhorará se nós pensarmos assim, em construir ligações e não as quebrar.
    Bj grande

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Que texto lindo! Infelizmente, hoje em dia qualquer coisa é motivo para brigas e discórdias. E depois da dor, perdoar e ser perdoado é muito difícil. Devemos aproveitar os momentos que temos com nossa família e amigos os amando e não brigando. Afinal, nunca sabemos o que o amanhã nos reserva né?!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos grandes problemas que traz culpa a muitas pessoas: não ter perdoado alguém e depois saber que jamais o poderá fazer... Enquanto é "dia", vamos fazer nossa parte! Obrigada!

      Excluir
  16. Adorei essa estória pois é muito linda.Amei!

    ResponderExcluir
  17. ola tudo bem ? texto maravilhoso, otima reflexeção . perdoar é sempre necessario , pois a magoa só distroe quem sente. bjsss

    ResponderExcluir
  18. Que parábola mais linda 😍, valeuncada segundo! Vou compartilhar com certeza!

    ResponderExcluir
  19. Amei seu texto e tem uma ótima reflexão para levarmos para a vida.
    Não devemos guardar ressentimentos e magoas que machucam dentro da gente.
    Temos que deixar o orgulho de lado e pedir perdão e perdoar sempre que for necessário.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ontem fiz algo que já deveria ter feito a anos atras. Tenho pessoas na minha família que se afastaram de mim depois que mudei de estado. Tudo acabou . Ligava várias vezes e eles nunca me ligavam de volta. Os anos foram passando e eu tbm fui me distanciando de algo que já estava distante . Só que isso me machucava pq não fiz nada. Só mudei de estado e vim dar rumo a minha vida.
    Aí ontem Meu orgulho deu uma saidinha aproveitei e fiz uma ligação. Foi rápida porém necessário e me fez muito bem.
    Peguei o telefone e liguei para uma pessoa querida e disse: oi tudo bem? Só liguei para saber como vc estava. A pessoa respondeu fria e surpresa: estamos ótimos e vocês?
    Disse a ela que queria tbm pedir desculpas e perdão sei lá por algo que talvez fiz e não percebi e que desejo mto o bem para a família de todos.
    Ela disse: nunca vc não fez nada. Só estamos na correria.
    Então está bem. Fique com Deus e abraço em todos Pra mim.
    A gente precisa ter mais delicadeza e carinho com todos. E orgulho destrói tudo.
    Não e fácil pedir perdão. Não é tão simples assim construir pontes. Mais não disse que era impossível.
    Lindo texto e quero compartilhar.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por sua atitude! Que bom! Parabéns por ter dado esse passo. O perdão nos liberta e, em muitos casos, de nós mesmos. Pensamos muito, imaginamos milhões de coisas e nos distanciamos cada vez mais... Que Deus a abençoe e que vc desfrute da recompensa desse gesto tão nobre!

      Excluir
  21. O seu texto é a ótima reflexão sobre o que levar pra vida. Uma ótima forma de nos fazer pensar amei

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    O texto me emocionou bastante e realmente era o que deveríamos fazer: pontes!
    Para nos conectar àquelas pessoas que tanto amamos e ajudar-nos ao invés de construirmos barreiras que só destroem os sentimentos que nutrimos.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

Receita de Viver – Pedro Bloch