Descobrindo o poder do silêncio



"Um fazendeiro descobriu que tinha perdido o relógio no celeiro, muito valioso e de grande valor sentimental.
Após extensa procura em vão, ele recorreu à ajuda de um grupo de crianças e prometeu uma valiosa recompensa para quem encontrasse o seu relógio.
Quando o fazendeiro estava prestes a desistir, um menino lhe pediu uma chance para tentar, já que todos os outros
não conseguiram. Por que não? Seria uma tentativa a mais.
Então, o fazendeiro autorizou o menino a entrar no celeiro .
Depois de um tempo, o menino saiu com o relógio em sua mão!!!
Todos ficaram espantados. Então o fazendeiro perguntou: "Como conseguiu encontrar?"
O menino respondeu: "Eu não fiz nada a não ser ficar sentado no chão.
No silêncio, eu escutei o tique-taque do relógio e apenas olhei para a direção certa."
Essa pequena história ilustra muito bem a necessidade que temos de parar tudo, silenciar-nos e permitir que o Espírito Santo ministre em nossa vida. 
Ao ler esta história e ouvir um sermão de um grande pastor, compartilho aqui algumas ideias sobre o poder do silêncio.
Vivemos agitados de um lado para o outro, o dia mal começa e nossa mente já está um turbilhão com milhares de coisas a se fazer e decisões a se tomar.
Uma mente em Paz pode pensar melhor do que uma mente confusa. 
Jesus nos mostra essa necessidade quando saía para orar.
Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava.
Lucas 5:16
 Podemos listar alguns benefícios de estar em silêncio diante de Deus:


  1. O silêncio traz equilíbrio para a nossa vida;
  2. O silêncio nos ajuda a nos preparar-nos para o futuro;
  3. O silêncio cultiva intimidade com Deus e 
  4. O silêncio nos faz crescer

Dê alguns minutos de silêncio à sua mente todos os dias, pois assim você ouvirá a voz de Deus que te conduzirá na direção certa e lhe ajudará a definir a sua vida!
Para que possamos parar tudo e silenciar nossa alma, é necessário algumas ações. Tudo parte de uma decisão, quando não decidimos, decidimos por não fazer nada... Crer é uma decisão, buscar a santidade é uma decisão e silenciar para ouvir a voz de Deus é uma decisão.
Em primeiro lugar é necessário ter um lugar reservado  " E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava. " Marcos 1:35
Jesus ia ao monte orar e você? Qual o seu lugar de intimidade com Deus? Uma poltrona, um closet, um escritório, o jardim, etc. , não importa o lugar desde que seja agradável e que permita um momento a sós entre você e Deus.
Orar é uma conversa. Conversa boa só existe entre pessoas que possuem intimidade. Quanto mais conversamos com um amigo, mais queremos contar coisas novas, sonhos, desejos... Se não existe intimidade não há uma conversa gostosa. Muitos usam o tempo de oração para listar a Deus tudo o que precisa e não dão tempo de ouvi-lo falar. Um amigo pede ajuda ao outro e aguarda um conselho ou uma correção, Davi pede a Deus que sonde o seu coração e que o ajude a seguir no caminho certo:
"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."
Salmos 139:23,24
Precisamos parar tudo e pensar, meditar na Palavra de Deus e buscar nela o alimento necessário para o dia. Somente ler não é suficiente, é necessário meditar.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Josué 1:8 
Essa é uma ordem divina, uma instrução que muitos ignoram e acabam por viver uma vida medíocre, é promessa: o Senhor prosperará o caminho daquele que meditar em sua Palavra.
Não podemos negligenciar esse tempo de oração e meditação. Não deveríamos nem sair de nossa cama sem que antes tenhamos agradecido a Deus pelo dom da vida, um privilégio! 
Não deixe para depois, separe um tempo, um lugar e fique em silêncio diante do Senhor e receba dEle a graça e força para seguir. Se alimentarmos a carne jamais conseguiremos agradar a Deus e o fim é a morte. Quando buscamos a Deus e nos alimentamos de sua Palavra, receberemos vida e paz.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Romanos 8:6
Que possamos parar tudo para ouvirmos  a voz de DEUS!
Que Deus o abençoe!

Leia também
O jarro da vida
O leilão
O nó do afeto

Comentários

  1. Lindo demais,o silencio a meditação em Deus só nos traz benefícios imensuráveis .

    ResponderExcluir
  2. ola tudo bem ?
    seu texto me fez refletir bastante, realmente o silencio e a tranquilidade fazem milagres emm nossas vidas . Bjss

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, como vai?
    Gostei bastante da dica, você separou um ótimo post para ser refletido nessa segunda, pois eu amo itens da biblia, pois as vezes com a correria, nao separamos um tempinho e aqui já li um pouco e que me fez refletir

    ResponderExcluir
  4. Reflexão válida e super importante. Quando nos silenciamos, por exemplo, durante uma discussão evitamos mais brigas desnecessárias, distanciamentos indesejáveis e sentimentos que fazem mal a nós mesmos. O silêncio possui um valor inestimável nas mãos de quem sabe usá-lo. Abraços 😊

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Ótimas reflexões! Eu realmente me encantei com a pequena história do início. Me fez parar para refletir sobre a necessidade de se buscar momentos de silêncio e de introspecção. Parabéns pelo excelente texto.

    ResponderExcluir
  6. Muitos não gostam do silêncio gosta da vida agitada, mas as vezes o silêncio é preciso na nossa vida. Não tem anda melhor do que permanecer no silêncio de Deus, ouvir a voz de Deus, Deus fala conosco, só precisamos falar com Ele, excelente a reflexão para a nossa vida abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    No silêncio meditamos e conversamos com nós mesmos e com Deus maravilhoso, revemos nossas ações, refletimos, pensamos melhor e nos traz maior equilíbrio e plenitude. Adorei a história e as citações bíblicas. Adorável a historinha do início sobre o relógio perdido e como o menino conseguiu encontrá-lo: através do silêncio.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Muito bom seu texto!! Meu lugar preferido para ficar em silêncio é o jardim, onde ouço apenas o canto dos pássaros. "Quando buscamos a Deus e nos alimentamos de sua Palavra, receberemos vida e paz." Perfeita essa frase, é isso mesmo! Amém!! Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem?
    Adorei o texto, acredito que ficar em silencio nos ajuda a refletir muito bem sobre um mau momento afinal penso que muitas vezes dizemos palavras que mais valiam se a gente tivesse ficado calado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa, achei muito lindo e interessante essa reflexão. Foi um incrível estudo pra mim, tenho pra mim que só quem tem uma conturbada vida, sabe dar todo esse valor ao silêncio! Ele é necessário sempre em nossas vidas

    ResponderExcluir
  11. Que reflexão mais linda. Eu concordo plenamente com você sabia? Hoje em dia eu acho que o silêncio é a melhor resposta para tudo!

    ResponderExcluir
  12. Como diz o comentário acima de "Sob Minha Perspectiva", "Hoje em dia eu acho que o silêncio é a melhor resposta para tudo!" Com toda a certeza em quase todos os aspectos. Não gosto muito desse tipo de livro, mas verdades precisam ser ditas.
    Um abraço do Marcelo Júnior do Mistérios Literários!

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Gostei muito do seu texto e da sua reflexão. Parei para pensar e realmente não me permito um minuto de silencio durante o dia, acordo no 220 v e vou dormir já planejando o dia seguinte. Vou procurar seguir seu conselho e tirar alguns minutos do dia para o silencio.

    Beijos e Sucesso!!

    ResponderExcluir
  14. Que mensagem fantástica e me tocou bastante e me fez perceber qud estou muito afastada do senhor e que não tenho feito o silêncio que preciso para ouvir a sua voz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch