Empurre sua vaquinha no precipício

A zona de conforto que se transformou em uma zona de desconforto...




Conta a parábola que um mestre muito sábio passeava por uma floresta com o seu fiel discípulo quando avistou ao longe um sitio de aparência pobre e resolveu fazer uma visita aos moradores.

Durante o percurso até o sitio, o mestre falou ao seu discípulo sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que podemos ter, mesmo com pessoas humildes que mal conhecemos.

Chegando ao sítio, eles constataram a enorme pobreza do lugar, sem calçamento, casa de madeira, apenas os moradores, um casal e três filhos vestidos com roupas sujas e rasgadas.

Se aproximaram de um senhor que aparentemente era o pai daquela família e perguntou:

- Nestas áreas não há sinais de comércio e trabalho, como o senhor e sua família sobrevivem aqui?

O senhor calmamente respondeu:

- Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte deste leite nós vendemos ou trocamos por outros produtos na cidade vizinha e o resto nós produzimos queijo e coalhada para o nosso consumo, e assim vamos sobrevivendo.

O sábio mestre agradeceu a informação e contemplou o lugar por alguns momentos, eles se despediram e foram embora.

No meio do caminho, o mestre voltou-se para o seu fiel discípulo e ordenou:

- Aprendiz, vá até o sítio, pegue a vaquinha, leve até o penhasco e a jogue lá embaixo.

O jovem arregalou os olhos espantado, questionando a atitude de seu mestre sobre o fato de que a vaquinha é o único meio de sobrevivência que aquela família tem. Mas como percebeu o silêncio absoluto de seu mestre e prometeu total obediência, ele foi cumprir a ordem com dor no coração. Pegou a vaquinha e a empurrou penhasco abaixo.

Aquela cena ficou marcada na memória do jovem, que sempre pensava no acontecido e que duvidava das atitudes de seu mestre. 

Depois de alguns anos decidiu então largar tudo o que havia aprendido e voltar para aquele local para pedir perdão e tentar ajudá-los de alguma forma.

Chegando ao local, entrou em desespero ao avistar uma casa bonita, toda murada, com árvores e flores no quintal, um carro na garagem, crianças brincando no jardim. Ficou triste, imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver.

Chegou ao portão e foi recebido por um caseiro muito simpático, e perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos atrás, e o caseiro então respondeu:

- Continuam morando aqui.

Espantado, ele entrou correndo na casa e viu a mesma família que visitara com seu mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor.

- Como o senhor melhorou este sítio e está tão bem de vida?

E o senhor entusiasmado respondeu.

- Ah! nós tínhamos uma vaquinha que era a nossa fonte sobrevivência, um dia ela caiu no penhasco e morreu. Depois disso nós tivemos que fazer outras coisas para sobreviver e descobrimos habilidades que nem sabíamos que tínhamos. Assim conseguimos o sucesso que pode ser visto agora.

Creio que, em muitas situações de minha vida, Deus tenha atirado ao precipício alguma vaquinha da minha história, e isso Ele fez para que hoje eu fosse quem sou. Não que eu seja alguma coisa, pelo contrário, quero sempre me esvaziar e ser sempre o instrumento que Deus possa usar sem que isso me traga algum orgulho ou sentimento de superioridade. Em tempos de torneiras de ouro,prata e pedras preciosas, sempre digo que quero ser o encanamento atrás da parede, que ninguém vê, mas que é essencial para que a água chegue até a torneira. Mas não basta somente isso,é necessário crescimento e renovação da mente, todos os dias, por isso creio que alguma vaquinha tenha sido lançada!

Quando nos acomodamos em fazer as mesmas atividades, repetir as mesmas coisas que os mais velhos, quando fazemos somente aquilo que foi pedido, nos tornamos medíocres, pessoas que sobrevivem e que desejam apenas que a festa acabe e que tudo "volte ao normal"...

Você já fez uma avaliação da sua vida hoje? Talvez o que tenha acontecido de "ruim" é na verdade uma oportunidade de transformação, mudança, crescimento e experiência?

O que você vive hoje é o resultado de momentos bons e ruins, tente olhar para seu crescimento e não para o problema que aconteceu. Olhe para as coisas boas que vieram a partir daquilo que foi ruim para você.

A palavra CRISE, conforme Leonardo Boff, vem de crisol, ou seja, um produto que purifica e retira toda impureza dos metais. Pense que é a partir de uma crise é que uma oportunidade surge para as grandes realizações. Isto acontece porque quando há esse processo de purificação, tudo o que é agregado,  acidental e sem valor é retirado,  ficando somente o essencial e é a partir do cerne, da essência que se reconstrói uma nova ordem.

Olhe as possibilidades, veja além, creia num Deus que cuida e nos ensina todos os dias!

Que possamos viver acima da mediocridade, que façamos todas as coisas com excelência, não para sermos notados, mas para que Deus seja glorificado. Que possamos nos livrar de tudo o que nos deixa acomodados e que nos impede de crescer e ir além do que pensamos. Que Deus inspire você, que Ele dê sonhos, projetos que glorifiquem o nome dEle.

Deus quer prosperar nossa vida para que Ele seja glorificado, mas isso não acontecerá se seu pensamento for pequeno e se houver acomodação.

E você? Tem uma vaquinha que está precisando empurrar no precipício?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch