Vença o pecado da reclamação


A reclamação não é um assunto novo. Na verdade, trata-se de um tema bastante explorado nas Escrituras Sagradas. Adão reclamou para Deus sobre sua esposa. O povo de Deus reclamou de Moisés. E se o homem tão facilmente reclama da própria esposa e do líder, como não reclamará do próximo? Infelizmente, reclamar é um pecado que se tornou mau hábito. Porém, podemos escolher trocar a reclamação pela adoração, gratidão e satisfação em Deus! 

O ressentimento gera a reclamação que, quando não tratada, transforma-se em murmuração. É por isso que pessoas feridas precisam tanto ser tratadas, pois, do contrário, ferirão e contaminarão a si mesmas e a seu ambiente. Todo ressentido não tratado se torna um murmurador, um reclamador de tudo e de todos. Esta postura, aos poucos e implacavelmente, mata seu relacionamento com Deus e com as pessoas. Você tem uma missão grande demais a realizar! Não tem tempo a perder reclamando daquilo que outros não fizeram por você. 

Pare de lamuriar, reclamar e choramingar. “Murmurar” é definido como soltar queixumes, lastimar-se, queixar-se em voz baixa, falar mal, apontar faltas, tomar mau juízo de alguém ou de alguma coisa. Foi exatamente o que aconteceu com o povo de Israel, e o Senhor indignou-se ante a atitude do povo: Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores (Números 14.26-27). Murmurar contra Deus e as pessoas é grave pecado, pois é o mesmo que afirmar: “Se eu fosse Deus, faria tudo diferente.” Quando murmura, você deixa seu lugar de servo e se coloca no lugar de Deus. 

Nosso Deus é misericordioso e providente. Conduz Seu povo e supre todas as suas necessidades e, por isso, reprova a murmuração. Ela é um sinal claro de incredulidade, ingratidão e do agir irrefletido, pois, ao murmurar, você faz o oposto de crer. Seja leal ao Seu Deus, à sua família e à sua igreja. Pare de reclamar de forma covarde, vergonhosa e sorrateira. Pare de falar entre os dentes sobre sua insatisfação. Homens e mulheres de verdade oram a Deus e conversam com as pessoas certas. Não vivem à margem, corroendo seu próprio coração com a destruidora atitude da reclamação. Você não mudará realidades por meio da reclamação, mas com a oração a Deus.


Textos para reflexão


O povo reclamou com Moisés e perguntou: — O que vamos beber? Exôdo 15:24


Carlito Paes
Código JMR – Viva sem Julgar, Mentir e Reclamar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch